quarta-feira, 30 de março de 2016

Quem é Manoel de Barros e Ak'abal

                      Quem é Manoel de Barros

  Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiaba (MT) no Beco da Marinha, beira do Rio Cuiaba em 19 de dezembro de 1916, filho de João Venceslau Barros, capataz com influência naquela região. Mudou-se para Corumba(MS), onde se fixou de tal forma que chegou a ser considerado corumbaense. Atualmente mora em Campo Grande (MS). Foi advogado, fazendeiro e poeta. 

Tinha um ano de idade quando o pai decidiu fundar fazenda com a família no Pantanal: construir rancho, cercar terras, amansar gado selvagem. Nequinho, como era chamado carinhosamente pelos familiares,  cresceu brincando no terreiro em frente ?casa, p?no chão, entre os currais e as coisas "desimportantes" que marcariam sua obra para sempre. "Ali o que eu tinha era ver os movimentos, a atrapalhação das formigas, caramujos, lagartixas. Era o apogeu do chão e do pequeno."

  Com oito anos foi para o colégio interno em Campo Grande, e depois no Rio de Janeiro. Não gostava de estudar at?descobrir os livros do padre Antônio Vieira: "A frase para ele era mais importante que a verdade, mais importante que a sua própria f? O que importava era a estética, o alcance plástico. Foi quando percebi que o poeta não tem compromisso com a verdade, mas com a verossimilhança." Um bom exemplo disso est?num verso de Manoel que afirma que "a quinze metros do arco-íris o sol ?cheiroso." E quem pode garantir que não ? "Descobri que servia era pra aquilo: Ter orgasmo com as palavras." Dez anos de internato lhe ensinaram a disciplina e os clássicos a rebeldia da escrita.



                                                     Quem é Ak'abal


AVISO: eu só achei em espanhol então esse é o link

http://marilyn444.blogspot.com.br/2007/11/bibliografa-de-humberto-akabal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário